Ricos e Famosos homens de Deus, no sentido espiritual
Muitos querem ser ricos(as) e famosos(as),
querem ganhar dinheiro, fama, poder, querem conquistar bens materiais, mas, o
evangelho de Cristo não é para isso. Você até pode ser rico, possuir bens, ter
conforto, luxo, propriedades, negócios e muito dinheiro. Será que isto é o
melhor de Deus para você? Será que você não deve ser rico(a) e famoso(a) com
Deus? Será que o Altíssimo quer isto para você? Ou será que Ele quer que você
seja famoso(a) e rico(a) espiritualmente? Seja rica(o) e famosa(o)
com Deus, seja um herói ou uma heroína com Deus. Você que entrar para a galeria
dos heróis e heroínas da fé, sim ou não?
No passado existiu muitos homens e mulheres
ricos e famosos com Deus, estes estão registrados na Bíblia e outros fora da
Bíblia também. Podemos citar alguns, apesar de seus pecados, das suas fraquezas
e limitações, foram ricos e famosos com Deus, tiveram sucesso com Deus, podemos
citar: Davi, os profetas: Isaías, Jeremias, Sofonias, Ageu e outros, Ester,
Rute, Febe, apóstolo Paulo, Pedro, Estêvão Tiago, João, dentre muitos outros.
Foram pessoas cheias do Espírito Santo, foram pessoas de oração e de estudo da
Palavra, foram pessoas que tiveram sucesso e intimidade com o Deus altíssimo.
Foram pessoas que embora tivessem suas limitações e fraquezas, foram pessoas
que pregaram o Evangelho, evangelizaram, oravam incessantemente, ensinavam,
executavam milagres, edificavam igrejas, discipulavam e realizavam a obra de
Deus, e contribuíram de foram incisiva e expressiva para o avanço Reino de
Deus. Leia:
“Você diz: 'Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada'. Não
reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está
nu. "Dou este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se
tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa
nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.”
Apocalipse 3:17-18
“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a
ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês
tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não
arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu
coração.”
Mateus 6:19-21
“Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados,
a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas
da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para
conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.”
Efésios 1:18-19
“Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam
arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que
de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.”
1 Timóteo 6:17
E você
é uma mulher ou um homem de oração, de fé e de sucesso com o Eterno Deus? Você
e eu temos que lutar para sermos pessoas cristãs de fama e riqueza espiritual,
temos que deixar um legado de fé, amor, paz e esperança para a humanidade,
temos que gerar impacto nesta geração corrupta e perversa, temos que ser homens
e mulheres de Deus que promova a diferença. Deixe uma herança espiritual, deixe
um legado espiritual, um grande legado espiritual para a sua família e para a
humanidade, escreva livros, comentários, sermões, artigos, textos, ore, estude,
ensine, pregue, evangelize, busque e exerça os dons do Espírito Santo, expulse
demônios, profetize, exerça curas e milagres. Tenha fama
e riqueza espiritual!! Combata o bom combate, leia:
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
2 Timóteo 4:7
Seja rica(o) e
famosa(o) com Deus, seja um herói ou uma heroína com Deus. A receita está na
Bíblia, na Palavra de Deus. Leia e pratique. Todo cristão, todo discípulo ou
discípula de Cristo é o reflexo do seu mestre, segue o seu mestre, realiza ou
procura realizar as mesmas coisas que o seu mestre realizava. Busque sucesso
com Deus, seja como grandes homens do passado, como Paulo, Pedro, Charles spurgeon,
moody, John Wesley, Jonathans Edwards, dentre outros, eram homens de oração,
homens que buscavam avivamento, eram pessoas que tinham os pés no chão e a
mente no céu, eram homens que se preocupavam com a riqueza espiritual, eram
homens que se preocupavam com a salvação das almas. Eram homens e mulheres que
amavam as almas, eram pessoas que evangelizavam, pregavam, eram cristãos que
oravam constantemente por sua vida espiritual, pelas salvação das almas, e por
um avivamento para o seu país. Eram homens e mulheres ricos e famosos com Deus.
Homens que buscavam o sucesso espiritual e não material apenas.
Vamos ler o texto
que mostra a riqueza, a fama e o sucesso de homens de Deus, e depois veremos
também homens que a Bíblia não cita, mas a história conta que foram homens de
grande relevância espiritual, foram heróis e heroína das fé. Vamos ler:
Hb 11-16-40:
16Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria
celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles e
lhes preparou uma cidade.
17Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como
sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar
o seu único filho,
18embora Deus lhe tivesse dito: "Por meio de Isaque a sua
descendência será considerada".
19Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e,
figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
20Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.
21Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de
José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.
22Pela fé José, no fim da vida, fez menção ao êxodo dos israelitas
do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos.
23Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses
por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum e não temeram
o decreto do rei.
24Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do
faraó,
25preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os
prazeres do pecado durante algum tempo.
26Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do
que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.
27Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou,
porque via aquele que é invisível.
28Pela fé celebrou a Páscoa e fez a aspersão do sangue, para que o
destruidor não tocasse nos filhos mais velhos dos israelitas.
29Pela fé o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas,
quando os egípcios tentaram fazê-lo, morreram afogados.
30Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados
durante sete dias.
31Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi
morta com os que haviam sido desobedientes.
32Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque,
Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
33os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça,
alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
34apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza
tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos
estrangeiros.
35Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus
mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar
uma ressurreição superior;
36outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram
acorrentados e colocados na prisão,
37apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da
espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados,
afligidos e maltratados.
38 O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes,
pelas cavernas e grutas.
39Todos esses receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto,
nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.
40Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem
eles aperfeiçoados.
OS AVIVALISTAS E SUAS
PROEZAS
Os reavivamentos
periódicos são fatos históricos, característicos do cristianismo anglo-saxônico
que recebeu grande ênfase na formação dos Estados Unidos da América. Os
não-crentes precisam ser alcançados e os crentes, motivados de tempos em
tempos. A princípio, esses movimentos eram espontâneos. Com o tempo, passaram a
ser intensas reuniões de avivamento.
Foi nesse contexto que
surgiram grandes pregadores de multidões nos EUA, na Grã-Bretanha e na Europa.
Muitas vezes, o número de pessoas era tão grande que os cultos liderados por
esses homens só podiam ser realizados ao ar livre.
É impossível ler a
biografia desses pregadores e não se entusiasmar com sua vida consagrada e não
desejar os mesmos resultados por eles obtidos. A ênfase sobre a santidade e o
comprometimento com a salvação das almas era muito grande. Uns poucos olhavam
tudo isso com olhar crítico, taxando o movimento de emocionalismo, subjetivismo
vazio.
Independente das
correntes opinativas, os avivalistas tiveram grande impacto na vida espiritual
dos séculos XVIII e XIX, principalmente sobre a Igreja Americana que até hoje
colhe os frutos resultantes da atuação desses gigantes da fé.
Jonathans Edwards
(1703 - 1758)
Pastor congregacional
avivalista, missionário aos índios, escritor, primeiro presidente de Princenton
e, na estimativa de alguns, primeiro e maior filósofo-teólogo americano. Em
1741, pregou seu famoso sermão: “Pecadores na mão de um Deus irado”, espalhando
o avivamento pelas 13 colônias e até na Inglaterra.
Formou-se precocemente
em Yale (1720) aos 17 anos, tornando-se pastor em Nortampton, no Oeste de
Massachussetts.
Apesar de ter o hábito
de ler seus sermões, sua vida de oração teve grande impacto sobre seu povo.
Costumava ficar até 13 horas por dia orando e estudando. Era muito comum entrar
na floresta para orar e ali ficar durante duas ou três horas com o rosto em
terra, clamando a Deus. Seu referido sermão, que teve tanto impacto sobre o
primeiro grande avivamento americano do século XX, foi precedido por três dias
de oração e jejum.
Um de seus biógrafos
disse: “Em todo o mundo onde se fala o inglês era considerado o maior erudito
desde os dias de Paulo e Agostinho”.
Faleceu em 1758, em
Princeton, vitima da febre resultante da vacina contra a varíola.
John Wesley (1703-1791)
Foi o fundador do
Movimento Metodista, hoje uma das maiores denominações do mundo. Ele, com
certeza, dominou o cenário religioso no século XVIII, tanto na Inglaterra, seu
país de origem, quanto nos EUA. Foi ordenado ao ministério em 1728, tornando-se
ministro anglicano. Destacando-se por sua vida piedosa e pelo metódico estudo
da Palavra, ganhou, junto com o seu grupo, o apelido de “metodista”, que acabou
se tornando o nome oficial de sua denominação.
Assim como Lutero, seu
desejo era reformar espiritualmente a igreja na Inglaterra, mas acabou tendo de
se desligar. Alguns historiadores julgam que o metodismo impediu a Inglaterra
de mergulhar em uma Revolução sangrenta, semelhante à que ocorrera na França.
Ao decepcionar-se com
seu trabalho missionário nas Treze Colônias Americanas, Wesley encontrou dois
irmãos Morávios, na viagem de volta, que tiveram grande influência sobre sua
vida, transformando o seu relacionamento com Deus. A partir de então, multidões
de cerca de 5 a 10 mil pessoas afluíam para ouvir seus sermões. Era comum
nesses cultos, os pecadores acharem-se angustiados e começarem a gritar e a
gemer.
Com 70 anos, pregou
para um auditório de 30 mil pessoas. Aos 86, fez uma viagem à Irlanda onde,
além de pregar seis vezes ao ar livre, anunciou o evangelho cerca de 100 vezes
em 60 cidades.
George Whitefield (1714 - 177O)
Converteu-se em 1735,
aos 21 anos, e, aos 25, começou a pregar ao ar livre. Foi, no início, um dos
maiores colaboradores na obra de John Wesley, de quem se separou mais tarde por
motivos teológicos. Pregador por excelência, não havia prédio onde coubessem os
auditórios e, por isso, sempre armava seu púlpito nos campos, fora das cidades.
Algumas vezes também pregou ao ar livre, devido à oposição da Igreja Oficial
(Anglicana).
Viajava intensamente
para pregar o evangelho. Atravessou treze vezes o Atlântico para pregar nos
Estados Unidos. Organizou seus convertidos em saciedades, conforme o costume
metodista, e utilizou largamente o serviço de pregadores leigos.
Seu dom de oratória
era tão extraordinário que, certa vez, descrevendo para uns marinheiros um
navio perdido em um furacão, estes se levantaram gritando: “Às baleeiras! As
baleeiras!”.
Foi o profeta do
movimento metodista. Sua preocupação com a área social o levou a criar
orfanatos para cuidar dos órfãos.
Whitefield morreu aos
56 anos, na cidade de Newburyport, Inglaterra.
Charles Grandison
Finney (1792-1875)
Convertido aos 29
anos, seu nome está ligado, como nenhum outro, ao movimento avalista. Durante
dez anos, de 1824 a 1834, trabalhou incansavelmente pelo avivamento da Igreja.
Depois disso, caiu enfermo, devido aos grandes esforços, tendo de entrar em
repouso.
Foi nesse período que
publicou seu livro “Conferencias sobre avivamento”. Em 1835, tornou-se
professor de teologia no Oberlin College, do qual se tornou presidente mais
tarde. Posteriormente, escreveu também extensa obra sobre Teologia Sistemática.
Sua vida foi repleta
de milagres. Conta-se que, certa vez, ao entrar em uma fábrica, uma mulher
começou a caçoar dele. Diante disso, olhou nos olhos dela e saiu. Após algum
tempo, ela estava chorando com o desejo de entregar-se a Cristo.
Em outra ocasião, ele
apenas passou por um vilarejo em um trem e as pessoas que estavam nos bares,
dirigiram-se às igrejas, sentindo agonia pelo seu pecado. Um repórter que
investigava a sua vida para saber o seu segredo espantou-se ao vê-lo entrar na
floresta para orar e passar horas prostrado diante de Deus.
Algumas estatísticas
demonstraram que cerca de 85% dos convertidos de Finney perseveraram em servir
a Deus, enquanto a média dos demais pregadores era de 30%.
Charles Haddon
Spurgeon (1834-1892)
A família Spurgeon foi
para a Inglaterra durante a perseguição de Filipe II, da Espanha, no final do
século XVI, nos Países baixos.
Converteu-se aos 17
anos pela pregação de um orador metodista em Cambridge e tornou-se um pregador
leigo, isto é, sem formação acadêmica.
Após sua conversão,
juntou-se à comunidade batista em Cambridge. Sua fama cresceu e, aos 17 anos,
tornou-se pastor. Aos 20, era conhecido, por todo o país, como “o menino
pregador”. Seus sermões começaram a ser impressos e lidos pelo mundo inteiro.
Era comum, em Londres, as pessoas se reunirem, às segundas-feiras, para ler
seus sermões. A leitura abrangia tanto trabalhadores da construção civil quanto
o pessoal dos escritórios.
Por quarenta anos
pregou para imensas audiências e ganhou cerca de 10.000 almas para Cristo.
Entrou para os anais da história eclesiástica como o “príncipe dos pregadores”.
Fundou o Colégio de Pastores e, até a sua morte, treinou cerca de 900
pregadores.
Ao morrer, em 1892,
6.000 pessoas assistiram ao seu funeral em cortejo fúnebre. Em seu caixão, a
Bíblia aberta no texto usado para convertê-lo: “olhai para mim, e sereis
salvos, vós, todos os confins da terra; pois eu sou Deus, e não há outro” (Is
45.22).
Dwight Lyman Moody
(1837 - 1899)
Foi evangelista por
excelência. Convertido aos dezessete anos, começou seu ministério como
professor de Escola Dominical, chegando a reunir 1500 crianças,
aproximadamente. As crianças sempre foram uma grande preocupação em sua vida.
Dava bastante ênfase ao evangelismo pessoal, chegando a fazer, em um só dia,
duzentas visitas. Tinha o propósito de não dormir antes de pregar o evangelho
para alguém. Deixou, por fim, seu trabalho secular para dedicar-se inteiramente
à obra de Deus.
Em 1871, foi tomado
por um forte desejo de salvar muitas almas. Então, devido a esse desejo, em
1873, junto com Ira D. Sankey começou uma missão intensa no norte da
Inglaterra, seguindo depois para a Escócia, onde espalhou uma onda de
avivamento.
Além de seu trabalho
evangelístico, fundou escolas e um Instituto Bíblico em Chicago. Levantou
grandes donativos para auxiliar a Associação Cristã de Moços. Conduziu também
inúmeras conferências para ministros, estudantes e obreiros cristãos.
Pregou seu último
sermão no dia 22 de dezembro de 1899 para uma audiência de 15.000 pessoas,
quando ganhou centenas de almas para Cristo.
O AVIVAMENTO DA RUA
AZUZA
Willian Joseph Seymour
(1906)
O pentecostalismo
surgiu com o norte-americano Charles Fox Parham. Foi ele quem, pela primeira
vez, elaborou essa definição teológica para o movimento que sublinhava o
vínculo entre o “falar em línguas” e o “batismo com o Espírito Santo”. A
glossolalia, fenômeno caracterizado por falar em línguas desconhecidas
espontaneamente, tornou-se, então, a evidência inicial do batismo com o
Espírito Santo.
Em 1900, Parham alugou
a “Mansão de Pedra”, como era conhecida em Topeka, Kansas, para constituir uma
escola bíblica chamada Betel. Cerca de 40 estudantes, motivados pelo movimento,
ingressaram na escola para o primeiro e único ano de curso plenamente
relacionado às doutrinas que envolviam a pessoa do Espírito Santo.
Em janeiro de 1901, os
alunos de Parham se reuniram para orar e, neste dia, foram batizados com o
Espírito Santo e passaram a emitir palavras desconhecidas. Esse foi o estopim
para o movimento da rua Azuza.
Poucos eventos
afetaram a história da igreja contemporânea tão profundamente quanto o
avivamento da rua Azuza, cuja explosão é explicada por meio de uma renovação
espiritual mundial calcada em princípios pentecostais. O personagem histórico
central desse evento foi o pastor William Joseph Seymour, discípulo de Parham.
O movimento desenvolveu-se a partir de um pequeno armazém em Los Angeles
naquela rua, número 312, justificando assim seu nome.
A contribuição do
pregador Seymour foi essencial, pois, se não fosse por ele, talvez o
pentecostalismo de Parham não tivesse passado de boatos. Daí para frente,
Seymour se tornou o grande anunciador do movimento pentecostal. Em 1906, seus
ensinos sobre as práticas de falar palavras desconhecidas trouxe grande
quantidade de adeptos ao pentecostalismo e, dois anos mais tarde, sua igreja já
mandava missionários para 25 países.
O advento da rua Azuza,
de fato, estava exercendo profunda força, tanto centrípeta como centrífuga, no
mundo protestante. Funcionava como um potente imã, atraindo líderes de diversos
segmentos do protestantismo que desejavam conhecer o que estava ocorrendo ali.
E também como centro irradiador da mensagem pentecostal, enviando grupos para
diversas localidades do país e do mundo.
O pentecostalismo
chegou ao Brasil trazido por operários imigrantes. Primeiro em 1910, pelo
italiano Louis Francescon, fundador da Congregação Cristã no Brasil, e, Logo em
seguida, em 1911, pelos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, fundadores da
Igreja Evangélica Asembléia de Deus. Foi expressiva também a contribuição da
missionária Aimee Semple McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho
Quadrangular, iniciada no Brasil em 1951 pelo pastor Harold Edwin Willians.
Todos eles, sem distinção, foram influenciados pelo avivamento da rua Azuza.
Enquanto isso, Seymour
Continuou seu pastorado na rua Azuza até sua morte, em 28 de setembro de 1922.
O edifício da igreja onde tudo começou foi destruído poucos anos mais tarde. Todavia,
quando isso ocorreu, a chama pentecostal já havia atravessado fronteiras.
Hoje, há mais
pentecostais no mundo do que luteranos, anglicanos. batistas tradicionais e
presbiterianos somados. A maior igreja pentecostal do mundo possui cerca de
700.000 membros e está na Coréia do Sul.
Fonte:
Revista Defesa da fé.
https://www.bibliaon.com
http://www.ebdareiabranca.com/Avivamento/OSAVIVALISTASESUASPROEZAS.htm
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